Vulco Blog

O stress afeta a condução

Ao conduzir, deve centrar-se na estrada e no veículo e deixar fora do carro o stress e as preocupações. Se o fizer, não só estará a praticar mindfulness, algo muito positivo para controlar os nervos, como poderá evitar acidentes.

É essa a conclusão de um estudo recente, que afirma que os condutores que conduzem com stress deixam de ver 20% dos sinais de trânsito, sofrem o efeito “visão de túnel” com um ângulo inferior a 70 graus e realizam mais 17% de manobras bruscas e acelerações comparando com condutores sem stress.

É algo perigoso, sobretudo tendo em conta que se estima que metade dos condutores se preocupam com temas de trabalho, família ou dinheiro enquanto conduzem, algo que só faz com que aumente a agressividade na estrada.

De facto, as preocupações pessoais fazem com que coloque em risco a nossa segurança ao volante. Assim, na próxima vez que pegar no carro, centre-se nas mudanças, nos pedais, nos outros utilizadores da via e no estado da estrada, entre outros. Ou seja, fique atento ao que está a fazer em vez de deixar dispersar o pensamento. É a decisão mais segura que poderá tomar.

Data