Vulco Blog

Os elementos do veículo que deve verificar quando chega o frio

As descidas nas temperaturas que ocorrem de vez em quando no inverno afetam os veículos. No entanto, há alguns elementos do carro que acusam mais do que outros essas mudanças bruscas e cujo estado convém verificar, tanto antes como durante e depois de um destes episódios meteorológico: 

- Bateria: costuma avariar-se sem aviso prévio e as temperaturas muito baixas afetam-na especialmente. É recomendável verificar o seu estado pelo menos uma vez por ano. Se puder estacionar o carro coberto nas noites de frio, melhor.

- Pneus: a neve, o gelo e até o sal que se encontra na estrada podem acelerar o desgaste destes elementos. Mas claro: os pneus para todas as estações ou os pneus de inverno resistem melhor do que os de verão. Confirme que não apresentam fendas nem deformações e que circulam com a pressão e a profundidade de desenho adequadas.

- Escovas limpa para-brisas: o frio intenso pode danificar as borrachas, fazendo com que percam eficácia.

- Travões: a água presente nas pastilhas e nos discos pode congelar-se e reduzir a eficácia do sistema. Tanto o líquido de travões como estes elementos devem verificar-se regularmente.

- Refrigerante: este fluido evita que se produzam congelações no motor, por isso assegure-se que o veículo tem líquido suficiente quando o frio apertar.

- Luzes: pode haver humidade no interior dos faróis e produzir-se condensações que afetam a sua capacidade de iluminação devido ao contraste de temperatura. Tenha isso em conta sobretudo se conduzir de noite. 

Caso seja necessário, visite a sua a sua oficina Vulco mais próxima.

 

Data