Vulco Blog

Para que serve o filtro do óleo

Mudança do óleo e do filtro. A expressão é-lhe familiar, certo? Refere-se a uma das tarefas de manutenção mais habituais nos veículos. Também é das mais importantes, já que protege o motor do desgaste e evita avarias.

Em concreto, o filtro do óleo encarrega-se de evitar que as impurezas se produzem pelo funcionamento do motor cheguem ao próprio lubrificante antes de começar a percorrer o circuito. Essas impurezas são, basicamente, partículas metálicas que se desprendem das peças devido à fricção e resíduos devido à combustão do combustível.

Além de degradar o óleo, essas partículas são perigosas se entrarem em contacto com o motor, já que podem produzir  desgaste e obstruções que podem levar a avarias graves. Uma delas é o temido gripado do motor, já que pode levar um carro ao desmantelamento.

Esta é a razão pela qual é tão importante que o filtro do óleo funcione corretamente e não esteja obstruído. Para o evitar, convém substituí-lo de cada vez que se mudar o lubrificante. É uma operação simples e económica que vai proteger e manter a sua vida útil durante mais tempo.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina Vulco mais próxima.

Fonte: RO-DES

Data