Vulco Blog

Pistas para calcular a distância de segurança correta

A distância de segurança relativamente ao veículo precedente é um conceito pouco claro. Todos sabemos que devemos guardar uma distância de segurança, mas qual é exatamente? Nem sempre é a mesma, porque depende de fatores como a velocidade ou o estado da estrada.

Para acabar com as dúvidas, o site RACE criou uma calculadora de distância de segurança que pode ser consultada online. Poderá ser-lhe útil para compreender como a velocidade influencia o espaço que deve deixar relativamente ao veículo precedente.

Para poder utilizar a calculadora corretamente enquanto conduzimos, existem alguns truques que nos podem ajudar. Por exemplo, a regra dos segundos, que poderá aplicar facilmente.

Para isso, deve ter atenção ao momento em que o veículo que vai à sua frente passa junto a um ponto fixo, como por exemplo um sinal de trânsito ou uma árvore. Depois de fixar esse momento, deve contar: “1.101, 1.102”.

Se quando terminar de dizer 1.102 ainda não tiver alcançado com o seu carro o ponto estabelecido ou está a passar ao lado dele, isso quer dizer que a distância que está a guardar é correta. Se, pelo contrário, já passou esse ponto, deverá aumentar a distância para garantir a máxima segurança.

 

 

Data