Vulco Blog

Precauções para conduzir com vento forte

Os habituais temporais de inverno, com rajadas de vento, podem pôr à prova os nervos dos condutores. Mas não é só isso: infelizmente, por vezes também provocam acidentes de viação.

Conduzir com vento forte requer, por isso, doses de atenção extra e técnicas de condução adaptadas à situação, especialmente em momentos críticos. Estes são alguns conselhos úteis para o caso de se ver surpreendido por um temporal durante uma viagem de carro:

- Segure o volante com firmeza: as duas mãos devem estar bem agarradas ao volante em todo o momento. Pode contrariar a força do vento com este elemento para evitar que o carro se desvie do caminho.

- Aumente as rotações do motor: se dotar o motor de mais rotações do que o habitual, conseguirá uma melhor resposta perante rajadas de vento inesperadas, pelo que a sua segurança vai aumentar.

- Mantenha-se no centro da faixa de rodagem: se for atingido por um vento lateral forte, poderá ver-se obrigado a entrar na via contrária o mesmo sair da faixa de rodagem num momento mais complicado. Por isso, deve ter espaço de reação suficiente.

- Cuidado com os túneis: ao sair de um túnel ou de uma zona resguardada de vento, deve permanecer alerta porque pode deparar-se com rajadas de vento inesperadas. Também deve ter especial cuidado ao ultrapassar veículos pesados.

- Verifique a pressão dos pneus: circular com a pressão adequada dos pneus é sempre importante. Ainda mais se conduzir em circunstâncias meteorológicas adversas.

- Se necessário, páre o carro: se o vento soprar muito forte, o melhor é sempre parar o carro num lugar seguro e esperar até que a situação estabilize.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina mais próxima.

Data