Vulco Blog

Primeira ponte Dunlop em Espanha inaugurada no Circuito do Jarama

O Circuito do Jarama em Madrid, Espanha, já conta com uma icónica ponte em forma de pneu. A primeira ponte Dunlop de Espanha já é uma realidade no mítico recinto de corridas espanhol.

A inauguração faz parte do projeto de renovação do Jarama 2021 e reinterpreta o design clássico em forma de pneu que converteu as pontes Dunlop em autênticos símbolos ao longo dos anos.

Trata-se de uma estrutura de 12,48 metros de altura e 62,23 metros de largura, obra do arquiteto Francisco Javier Plazuelo. É formada por diferentes camadas de painéis sobrepostos que, segundo a incidência da luz e do ponto em que se observe, adquire uma textura diferente, simulando inclusivamente o movimento circular de um pneu a rodar num efeito denominado Moirè.

Além disso, a ponte Dunlop do Circuito do Jarama conta com um avançado sistema de iluminação mediante luzes led, que permite mudar a cor com que se ilumina dependendo do dia.

A nova obra é herdeira de uma longa tradição que começou em 1924 com a inauguração da primeira ponte Dunlop no circuito francês de la Sarthe, que converteu estas estruturas em ícones da competição, com várias réplicas instaladas em recintos de todo o planeta.

Data