Vulco Blog

Quatro sintomas de desgaste dos travões

O maior receio de qualquer condutor é ficar sem travões ao volante. Embora seja um cenário muito improvável, é algo que pode acontecer e, caso não consiga controlar o carro a tempo, o acidente pode ser grave. Por isso, é muito importante prestar atenção aos avisos do carro e, em particular, aos quatro sintomas do desgaste dos travões. São eles:

  • É necessário pisar o pedal a fundo para que trave. Costuma-se dizer que o pedal está esponjoso, o que pode ser devido a um desgaste excessivo das pastilhas ou devido à falta de líquido no sistema de travões. Em muitos casos, o estado das pastilhas consegue analisar-se a olho nu, mas o estado do líquido de travões não. Por isso, o melhor é passar pela oficina para que os técnicos possam fazer uma observação.
  • Nota que fica sem travões em descidas ou em travagens longas. Tudo aponta a que o líquido dos travões tenha água ou bolhas de ar e que estas não o deixem transmitir força às pastilhas. A solução é substituir todo o líquido do sistema.
  • O pedal do travão vibra ou abana. Neste caso, deveria ir à oficina para que observem os discos do carro: pode ser que estejam ondulados ou que choquem com as pastilhas ao rodar.
  • Ouve um ruído metálico ao travar. Pode ter acontecido um desgaste das pastilhas e o ruído advém do choque do metal com metal. A melhor solução será mudar a peça desgastada.

Vulco é a sua oficina de referência, especializada em pneus e mecânica rápida. 

Data