Vulco Blog

Quer cuidar dos seus travões? Esteja atento a estes sintomas

Os travões do seu carro são um importante sistema de segurança ativa. São eles que lhe permitem imobilizar o seu veículo quando é necessário. Por isso, deve cuidá-los e prestar-lhes atenção.

Estes elementos não costumam falhar subitamente, mas dão mostras de desgaste progressivo. Daí que seja aconselhável levar o carro à sua oficina de confiança para que efetuem uma revisão a fundo caso repare em algum destes sintomas nos seus travões:

- Pedal muito duro: pode indicar que as pastilhas estão sujas de óleo ou líquido dos travões. Também podem falhar os discos ou os pistões do travão.

- Pedal com textura esponjosa: pode ser que o líquido dos travões contenha ar ou tenha absorvido humidade. Assim, quando a água entra em ebulição e se converte em vapor, provoca essa sensação esponjosa.

- Pedal demasiado fundo: se tiver que pisar demasiado a fundo para travar com suavidade, pode haver algum problema com as pastilhas, o líquido dos travões ou o sistema hidráulico.

- Pedal que não regressa à sua posição: se notar que demora a voltar ao ponto de repouso, pode haver algum problema mecânico que impeça este movimento.

- Som metálico ao travar: pode ter entrado pó ou areia entre o disco e a pastilha. Outra causa possível é o desgaste excessivo das pastilhas ou um dano nos discos.

- Comportamentos estranhos: as oscilações para um lado ou os bloqueios dos pneus também são sintomas de problemas com os travões ou a suspensão do veículo.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança.

Fonte: Mapfre

Data