Vulco Blog

Sete distrações que deve evitar na sua viagem de regresso de férias

É daqueles que prefere tirar férias em Setembro para evitar grandes confusões? Apesar do mês ser um pouco mais tranquilo, deve manter a atenção ao máximo para evitar qualquer acidente. Aqui tem alguns conselhos para evitar distrações:

- Cuidado com o telemóvel: é bom levá-lo com bateria e mantê-lo à mão para o caso de algo acontecer, mas não deve utilizar o telemóvel enquanto conduz. Responder a uma chamada leva 8 segundos e marcar um número pode distrair-nos durante 13 segundos. Ou seja, um total de 266 ou 361 metros na estrada sem a atenção necessária.

- Esqueça o Whatsapp: mesmo que seja o escritor mais rápido deste lado do oceano, terá que destinar pelo menos 20 segundos para enviar uma mensagem. Ou seja, o risco de sofrer um acidente multiplica-se por vinte e três.

- Configure o GPS: inserir um destino enquanto conduz vai levar-lhe pelo menos 15 segundos. Se for a 90km/h, irá percorrer 375 metros sem prestar atenção suficiente à estrada.

- Coloque os espelhos antes de arrancar: lembre-se de que deve levar os espelhos no sítio correto e que o deve fazer enquanto o carro estiver parado para evitar distrações.

- Leve o seu animal de estimação bem seguro: se o seu cão ou gato se passear pela zona dos pedais enquanto conduz, as consequências podem ser terríveis.

- Cuidado ao comer: recolocar as forças é bom, mas o ideal é fazê-lo enquanto está parado. Por isso, convém imobilizar o veículo num lugar seguro durante uns minutos e aproveitar para esticar as pernas e descansar.

- Esqueça o cigarro: fumar nunca é bom, mas fazê-lo enquanto conduz é ainda pior. Acender um cigarro pode levar uns 4 segundos, que podem distraí-lo durante 130 metros se circular a 120Km/h. Além disso, multiplica por oito o risco de acidente.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina mais próxima.

Data