Vulco Blog

Tenha em conta o vento antes de ultrapassar

O outono chegou e isto significa que chegaram também as fortes rajadas de vento que podem dificultar a condução. Há um momento em que a presença de vento forte pode ser especialmente crítica: durante uma ultrapassagem.

Na verdade, o vento forte pode dificultar muito uma ultrapassagem. Por isso, deve ter em conta os seguintes fatores:

- Vento frontal: não só as rajadas laterais complicam uma ultrapassagem. De facto, se o vento impactar na parte da frente do veículo, pode travá-lo ao iniciar a ultrapassagem. É muito importante ter isto em conta ao carcular o tempo que levará a manobra.

- Vento lateral: neste caso, e especialmente ao ultrapassar camiões e autocarros, podem ocorrer duas situações. Se o vento vier da direita, o impulso vai desaparecer bruscamente, afastando o nosso veículo do que tínhamos previsto se íamos corrigindo a direção para contrariar o ar. O contrário acontece se o vento soprar da direita: a proteção do veículo que ultrapassamos poderia aproximar-nos perigosamente a ele. E, uma vez superado, o vento vai reaparecer para nos dificultar o regresso à nossa via.

Não esqueça isto e tenha-o em conta que sempre que ultrapassar outro veículo. Verifique primeiro se há vento e conduza de acordo com as circunstâncias para não ter nenhum susto. 

Em caso de necessidade, visite a sua a sua oficina Vulco mais próxima.

Data