Vulco Blog

Tipos de anticongelante e por que não convém misturá-los

O anticongelante é um fluido muito importante dentro do seu veículo, que evita congelamento no circuito de refrigeração que pode chegar a danificar o motor. Existem diferentes tipos de anticongelante em função da sua composição.

Os diferentes tipos de anticongelante têm as mesmas funções, o que varia é a composição e as suas capacidades:

- Anticongelante orgânico: é aquele que mais dura e que tem o ponto de congelação mais baixo em versões muito concentradas. Oferece maior proteção para certos materiais que levam os carros atuais e é mais ecológico.

- Anticongelante inorgânico: este tipo de produto dura um pouco menos e tem um ponto de congelação menos baixo como o anterior. Costuma indicar-se para carros mais antigos e leva um aditivo anticorrosivo para respeitar os materiais.

- Anticongelante híbrido: este utiliza-se apenas em alguns motores determinados de origem europeia e dos EUA. Tem uma durabilidade e um ponto de congelação parecido ao orgânico.

Embora alguns tenham propriedades que parecem mais atrativas do que outros, não deve misturá-los. As componentes anticorrosivas dos orgânicos e dos inorgânicos são incompatíveis e podem chegar a danificar o sistema de refrigeração se os misturar. O melhor é utilizar sempre o tipo de produto que indica o fabricante do veículo sem o misturar com outros.

 

Data