Vulco Blog

Três conselhos para conduzir com concentração

No verão o risco de sofrer um acidente aumenta nas deslocações curtos e ao circular em estradas secundárias. Além disso, segundo um estudo relativo a 2017, a distração é a primeira causa nos acidentes mortais em 33% dos casos, acima da velocidade (29%), e do álcool (26%).

Por este motivo, é importante seguir alguns conselhos para conduzir com concentração e, assim, aumentar a segurança ao volante.

- Ver bem: é fundamental para poder estar atento ao que acontece na estrada. No entanto, por vezes não damos muita importância a esta questão. Porque a nossa visão se altera com o tempo, devemos fazer exames de forma periódica e, se necessário, usar óculos. Uma má visão a 120 km/h multiplica por 10 o risco de acidente.

Também é importante descansar a vista e não conduzir durante muito tempo, sobretudo de noite. Para proteger a visão do sol deve-se usar óculos adequados, que protejam dos raios ultravioleta e evitem encandeamentos. E, claro, ter o para-brisas limpo é fundamental.

- Adeus aos whatsapps: usar o telemóvel enquanto conduz, sobretudo aplicações de mensagens instantâneas, é muito perigoso. Um estudo realizado pelo departamento de Ótica da Universidade de Granada, em Espanha, analisou a influência da utilização do Whatsapp ao volante em função da idade. Entre as principais conclusões, verificou-se que responder a uma mensagem ao volante aumenta o risco de sofrer um acidente em 134% nas pessoas maiores de 55 anos.

- Modo condução: o telemóvel dá-nos segurança em momentos de urgência, mas a sua utilização ao volante distrai muito. Depois de um minuto e meio a falar ao telefone (menos com o sistema mãos livres), o condutor não percepciona 40% dos sinais verticais, a sua velocidade média baixa 12%, o ritmo cardíaco acelera bruscamente durante a chamada e demora mais tempo a reagir.

Os telemóveis mais modernos têm um sistema que, depois de ativado, silencia e gere as notificações para evitar que estas distraiam o condutor. Se não tiver este serviço, pode descarregar aplicações gratuitas que funcionam de forma similar.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina de confiança

Data