Vulco Blog

Três maus hábitos relacionados com as vias que deve evitar

Muitas vezes adotamos hábitos ao conduzir porque pensamos que nos favorecem, mas não é assim. Na verdade, alguns dos mais comuns podem chegar a obstruir o trânsito e colocar em risco a segurança viária, sem haver um benefício palpável. Este é o caso de algumas atitudes relacionadas com a via na qual conduzimos ou a que queremos aceder.

Costuma fazer alguma destas coisas ao conduzir? Nesse caso, deve retirá-las da cabeça: não trazem qualquer benefício e, além disso, aumentam o risco de sofrer um acidente:

- Serpentear na cidade: ir mudando de via a cada duas por três na cidade provoca incómodo a outros condutores, leva a travagens bruscas e colisões devido à falta de separação. Tudo isso para que possa acabar no trânsito nessa via que parecia mais desobstruída. Não vale a pena.

- Não utilizar as luzes intermitentes: há condutores que parecem ter medo que se gastem os intermitentes e não os utilizam. É um erro: é obrigatório sinalizar as mudanças de via e também traz vantagens. Desta forma, o resto de utilizadores da via ficam a saber as nossas intenções e poderão adequar a sua conduta para aumentar a segurança de todos.

- Permanecer na via esquerda da estrada: lembre-se que esta via só se deve ocupar durante o tempo estritamente necessário para fazer uma ultrapassagem. Daí que, quando ultrapassar algum veículo, deve regressar à sua via assim que possível e com segura

Em caso de necessidade, visite a sua a sua oficina Vulco mais próxima.

Data