Vulco Blog

Truques para evitar a fadiga ao volante

Manter o seu veículo em boas condições, passando de forma periódica pela sua oficina de confiança é um dos melhores conselhos de segurança que alguém lhe pode dar. Além disso, evitar a fadiga ao volante também é fundamental, uma vez que é um fator de risco que pode provocar acidentes.

Segundo um estudo recente, três em cada dez condutores já sentiram cansaço extremo na estrada, principalmente causado pela intensidade do trânsito, as horas ao volante e por circular em estradas convencionais, o que requer maior atenção. Cerca de 80% dos condutores reconhecem já ter sentido sonolência, que é a fase mais perigosa da fadiga.

Para evitar estes problemas, tenha em atenção estes conselhos:

- Vá descansado para a estrada: durma um mínimo de 7 horas na noite anterior e evite viagens depois do trabalho.

- Viajar de forma confortável reduz a fadiga, por isso deve ajustar bem o assento do seu carro, o apoio de cabeça ou o volante.

- Tome a condução de forma relaxada e não tente recuperar o tempo perdido depois de um engarrafamento.

- Não reduza a vigilância nos quilómetros finais, já que muitos acidentes se produzem nestes momentos.

- Durante a viagem, descanse a cada duas horas ou a cada 200 quilómetros e aproveite para fazer alongamentos que o ajudam a recuperar. Estes prazos devem ser reduzidos se viajar de noite.

- Mantenha-se hidratado, já que a falta de líquidos provoca, entre outras coisas, uma redução da atenção, dor de cabeça e cansaço muscular.

Vulco é o médico do seu veículo. Encontre aqui a sua oficina mais próxima.

 

Data