Vulco Blog

Um carro novo com má manutenção é tão perigoso como um carro velho

A fundação espanhola Línea Directa analisou a influência que tem o envelhecimento do parque automobilístico e a manutenção do mesmo com a sinistralidade. O estudo obtém várias conclusões importantes e uma delas é que um carro novo que não seja submetido a uma manutenção adequada é tão perigoso como um velho.

 

Línea Directa alerta, por isso, de que os carros que circulam na estrada são cada vez mais velhos. Muitos dos veículos em utilização têm mais de 15 anos e o número de acidente com carros desta idade aumentou cerca de 70% a partir do ínício da crise.

 

O estudo indica ainda que o risco de falecimento em acidentes quando os veículos envolvidos são antigos se multiplica por dois, mas adianta também que a manutenção é fundamental.

 

Outro dado importante indicado no estudo revela que 20% dos carros avarias importantes sofreram algum acidente nos seis meses após a descoberta dessa avaria. E entre as avarias mais frequentes está o estado dos pneus.


Tendo em conta todos estes dados, podemos concluir que é crucial assegurar a boa manutenção de um automóvel, independentemente da idade deste.

Data